Aula 1: Criatividade e
evolução
No
século XXI o planeta enfrenta vários problemas, alguns complexos – mal
definidos - (necessitam ser resolvidos
em grupo) e outros interdependentes - bem
definidos - (geram melhorias incrementais). Dentre todos os problemas do
planeta, a educação para o consumo sustentável é um dos que mais chamam a
atenção.
Contudo,
mesmo diante de tantos problemas – complexos e interdependentes – o ser humano
consegue encontrar maneiras de resolvê-los devido ao seu cérebro bem
desenvolvido, desenvolvimento esse que se deu ao longo de anos de evolução da
espécie, sempre buscando maneiras de inovar na busca de soluções.
O
desenvolvimento tecnológico, na história humana, se deu devido às relações de
convívio excessivamente rigoroso, limitando a capacidade de criação. Desta
forma a raça humana é capaz de desenvolver meios de sobrevivência no ambiente,
porém, esvazia os recursos que a natureza lhe oferece.
O convívio em sociedade auxiliou no
desenvolvimento do raciocínio lógico, pois veio a necessidade de resolver os
problemas inerentes ao convívio em comunidade.
A evolução continua agregou o desenvolvimento de tecnologias que
tornam as atividades diárias e o convívio ainda mais fáceis.
Aula 2: Inovação e
criatividade
O convívio em sociedade gera a necessidade
de resolver os mais diversos problemas. Por meio de diversas maneiras: criatividade,
colaboração, empatia, geração de ideias e criação de protótipos, os grupos
formados por pessoas de diferentes formações e, por isso, diferentes visões, constroem
protótipos de soluções para os vários problemas existentes.
Os protótipos são fundamentais no
desenvolvimento desses projetos, pois servem para verificar a aceitação e a
funcionalidade de um determinado experimento, sendo ele um produto ou um
serviço.
Sendo assim, pode-se concluir que a
criatividade, visão global e trabalho em grupo juntos podem alcançar bons
resultados para os problemas planeta.
Aula 3: Desing Thinking
A inovação é a junção de ideias e ações que
geram a criatividade, se concretiza e traz resultados. Se não gerar resultados,
não se efetiva inovação e sim invenção. Através da análise das necessidades humanas,
da interpretação e entendimento dos problemas, busca-se soluções com uma
tecnologia simples de se aplicar, viável aos negócios, pensando sempre no
futuro, com criação de valores para todos os públicos e interesses.
Gestões de inovação podem ser abertas: quando
a empresa disponibiliza as questões na internet ou outras formas de alcançar ao
publico; ou fechadas, quando se restringem ao seu interior.
A inovação também é conhecida como
tecnologia, produtos, serviços, pesquisa e desenvolvimento, porém vai muito
além disso, como o funil da inovação, o Stage Gates, Benchmarking, ou o
simples sistema de sugestões.
Deve-se inovar pensando na resolução de
problemas. Dessa forma diversas ciências como a medicina, engenharia e outras,
aplicam esta metodologia para buscar seus resultados.
A inovação começa no mundo concreto - deve-se
entender o problema - através da análise e pesquisas de campo, com coleta de
dados, fazendo o reenquadramento, que é a busca pelo problema em si. Através
das ideias cria-se o que é necessário e desenvolve-se protótipos do produto para
verificar sua funcionalidade até chegar ao produto final.
Aula 4:
Insights e inovação
As pesquisas para buscar o entendimento das
necessidades da sociedade podem ser quantitativas - onde se gera estatística - e
qualificativas - onde se vai mais a fundo e é mais importante, pois com essa é
possível conseguir soluções inovadoras.
Tais pesquisas qualificativas envolvem muitos
sentimentos, o que faz com que o entrevistador seja imparcial, utilizando da
empatia para interpretar as necessidades e buscar os resultados necessários. Para
isso é necessário ter o conhecimento da cultura do público-alvo, absorver as
sensações e emoções envolvidas em cada situação para alcançar o objetivo
esperado.
Devem-se deixar de lado os prejulgamentos e
preconceitos, ouvindo e observando as pessoas. Separando as dificuldades e
soluções. Interpretar e julgar como observador, sendo uma pessoa neutra e livre
dos entendimentos mentais, separando as percepções das ilusões, pois a
necessidade não muda, mas a solução evolui.
Aula 5:
Tecnologia e inovação
A importância da tecnologia para a sociedade
é resultado da evolução do conhecimento, pois é a junção do conhecimento
técnico com o conhecimento científico que ao longo do tempo distinguiu as
crenças das verdades, pois crença sem verdade é mito.
A evolução do conhecimento pode ser observada
através dos grandes pensadores e estudiosos históricos, como Darwin Newton e
Einstein, que criaram teorias e nos trouxeram a necessidade de gerar
tecnologias em busca da verdade.
Ocorre que com a tecnologia surgem novos
problemas, como o desemprego derivado da automação da mão de obra entre outros,
fazendo com que a sociedade busque novas soluções e, desta forma, mantenha o
conhecimento em contínuo desenvolvimento.
Aula 09 – Futuro da saúde
A
saúde e o bem-estar serão amplamente influenciados no futuro, seja pelas
inovações tecnológicas como pelo processo de divulgação e acesso a várias novas
formas de disseminação de conhecimento e informação, no sentido de se promover
saúde e qualidade de vida. Porém o excesso de informação, e até mesmo de
tecnologias, pode causar uma sobrecarga na saúde humana influenciando-a
negativamente.
Teremos
que aprender a filtrar as informações, de forma a absorver somente o útil e
necessário, bem como deixar tempos livres em nossa rotina diária para exercer
outras atividades que não envolvam tecnologia, promovendo uma pausa
tecnológica, e praticando atividades físicas e/ou de distração, como a leitura
de um livro.
Existem
prós e contras em relação ao uso das tecnologias no âmbito da saúde, como
exemplos têm: maior rapidez no diagnóstico de algumas doenças, monitoramento
constante do indivíduo levando-o a um aumento da sensação de segurança, porém
isso acarreta a perda da privacidade.
Aula 10 – Sustentabilidade
As
ideias inovadoras são de grande importância para a sociedade atual, porém ela
por si só não basta, é necessário que haja ampla discussão para se chegar a
melhor solução possível com o intuito de que essas inovações sejam a melhor em
vários níveis de desenvolvimento. A prévia experimentação é fundamental para
que se observe a funcionalidade de acordo com necessidade dessa ideia,
observando possíveis falhas, vislumbrando o melhor resultado em uma cadeia
social, politica, econômica, ecológica e cultural, priorizando assim o melhor
projeto.
Não há
consumo sem impacto e tais impactos podem ser positivos e negativos.
Atualmente
nossa base social-econômica é embasada no consumo, o que gera um impacto
negativo no meio ambiente. Dessa forma é necessário voltar as novas estratégias
de educação da grande massa e das empresas para uma educação focada no consumo
consciente, buscando suficiência e não o excesso.
Aula 11 – A economia compartilhada,
a inovação aberta e o impacto dos serviços
O
surgimento e a expansão da internet acabaram com negócios altamente rentáveis e
tradicionais, e trouxeram consigo novos tipos de negócios para ocupar os nichos
que surgiram com a propagação da rede.
Durante
a aula foi exemplificado meios de inovar um serviço ou a divulgação e
preparação de um produto, bem como também foi aberto um convite de que qualquer
pessoa comum, qualquer usuário da web, possa explanar suas ideias e criar ou
participar ativamente da criação de um produto e/ou conceito, participando
ativamente do mercado e podendo ser remunerado por essas intervenções.
Atualmente
os serviços são essenciais na nova economia, e a maneira como esses serviços
são prestados têm evoluído de acordo com os novos perfis de consumidores.
Aula 12 – O futuro das cidades
De acordo
com as tendências encontradas no momento atual, é possível notar a evolução das
cidades e realizar uma reflexão sobre o impacto tecnológico nas diferentes de
nos relacionarmos com o mundo de maneira social e física.
A
evolução das tecnologias, o fortalecimento da banda larga, computadores e
conteúdos na nuvem, facilitam o acesso aos mais diversos tipos de informação e
aos meios de comunicação. De qualquer lugar que o indivíduo esteja é possível
realizar as mais diversas tarefas: acessar serviços de banco, serviços
públicos, avisar por meio de uma rede social sobre um acidente, um vazamento de
água, auxiliando as pessoas em sua locomoção e as autoridades locais a uma
resposta mais rápida e efetiva na resolução do problema.
Com
o avanço das cidades podemos interferir em serviços como segurança, fazendo com
que os lugares considerados mais perigosos possam ser melhor monitorados e
policiados.
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