segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Cultura brasileira

Cultura brasileira

Aula 1: Quem é brasileiro, cultura?

          O Brasil é um país diverso no que diz respeito a língua e a cultura, sendo assim, podemos dizer que o brasileiro é um povo multirracial e multicultural: ativo, alegre, caloroso e receptivo, porém, exposto as desigualdades, a intolerância e a falta de oportunidades. Somos um povo desigual e, muitas vezes, não nos reconhecemos por isso. Da mistura do branco, negro e índio nasceu o brasileiro e assim constituímos nossa própria identidade.
          Contudo, tivemos que nos acostumar a viver com toda essa diversidade em uma sociedade onde a influência de uns se sobressai sobre o mérito de outros. 


A área social é a que o Brasil mais precisa evoluir.
 
Aula 2: A língua da cultura brasileira
 
 
          Assim como a formação do povo brasileiro, a língua da nossa cultura também teve influência de várias outras línguas até chegar ao nosso português brasileiro.
          Quando foi colonizado pelos portugueses, esses estabeleceram sua língua (Português) como sendo a língua utilizada no Brasil. Contudo, com a vinda de escravos africanos, criou-se uma nova tendência por meio do confronto entre os idiomas português e o africano.
          Com o objetivo de estabelecer uma única língua em todo o território brasileiro, no séc. XVIII o Marquês de Pombal tornou obrigatório o idioma português. Nessa mesma época a gramatica foi utilizada para discriminar as classes menos favorecidas, chegando ao século XX como indicador de distinção social.
 
 
 
O "português brasileiro" foi formado por meio da influência de outros idiomas, o que o torna singular.
 
 
Video aula 3: Identidade X Modernidade
 
 
          Atualmente vivemos em um mundo moderno, onde as novas tecnologias contribuem para a disseminação da informação e da relação entre as pessoas de diferentes culturas. Exportamos filmes, músicas, novelas, danças, livros etc. disseminando nossa cultura e mostrando um pouco de nossa identidade para todo o mundo .
          O reconhecimento que temos hoje (principalmente diante do mundo) se deve as várias lutas, protestos e repressões que passamos em busca de uma sociedade mais justa e igualitária.
 
Video aula 4: A tradição e a cultura popular e de elite


          As tradições culturais do Brasil são percebidas por meio das festas populares, culinária, artesanato, folclore e música. Cada um dos itens citados mostram um pouco das crenças e costumes brasileiros, estabelecendo uma identidade multicultural no nosso país.
          Todas essas tradições  devem ser respeitadas e valorizadas, principalmente, pelo povo brasileiro que, muitas vezes, a discriminaliza, demonstrando total repulsa a sua própria cultura.

O Brasil possui uma grande riqueza cultura e precisamos valorizá-la, respeitando nossa identidade cultural.
 
Video aula 5: Carnavalizar a cultura
 
 
          O Carnaval brasileiro é uma mistura de antigas festas europeias com a alegria dos negros que vieram para o país para serem escravizados.
          Atualmente, o carnaval é comemorado em todo o país, respeitando as particularidades regionais e culturais de cada região, sem deixar de lado a alegria coletiva dos brasileiros. Período de apresentar ao mundo um pouco da nossa cultura e costumes.
 
Achei pertinente essa tirinha, pois mostra um pouco da diversidade cultural do carnaval brasileiro.
 
Video aula 6: Uma cultura de fé
 
          Para o brasileiro é natural relacionar cultura com religião.
           Vivemos em um país onde há várias religiões: católica, evangélica, umbanda, budista, espirita, e isso também evidência a influência de diferentes culturas na nossa. Realizamos atos culturais para celebrar o nome de Jesus onde ocorre a união de várias religiões; nesse sentido temos como exemplo a "Marcha para Jeseus", que acontece em nosso país desde 1993 e desde 2003 faz parte do calendário oficial do Brasil, após lei sancionada pelo então presidente Lula.
 
         
Marchapara Jesus - 2012. Momento cultural envolvendo diversas religiões.
 
Video aula 7: Racismo à brasileira
 
          Para que uma nação se desenvolva em cultura e sabedoria é preciso que a população compreenda e aceite que a mesma é formada por diferenças culturais.
            O brasileiro é um povo que, dificilmente, se assume racista e se esconde atrás de uma máscara igualitária. Diz que não, que aceita as diferenças das pessoas, incluindo a racial; porém, estamos cansados de ver atitudes de discriminação devido a cor da pele ou a alguma característica física. Por que isso ocorre? Porque alguns indivíduos consideram-se superiores a esses, e sentem a necessidade de deixar isso claro, nem que para isso seja necessário humilhar o outro.
 
            
          O sistema de cotas para ingressar nas faculdades é o tema da charge acima.
 
          Acredito que o sistema de cotas é mais uma atitude racista mascarada. Os estudantes devem ser selecionados, igualmente, de acordo com seus conhecimentos e não pela cor da pele e/ou origem racial. Para isso é preciso que se investe em uma educação de qualidade comum à todos, e não apenas à uma minoria privilegiada.

 Video aula 8: As artes plásticas no Brasil
 
           No Brasil a complexidade das artes plásticas e a falta de critérios pode prejudicar a interpretação de importantes obras segundo críticos da área.
            Almeida Júnior, um dos grandes artistas plásticos brasileiros, introduziu uma forma singular de pintura no momento em que passou a definir, em suas obras, ambientes mais específicos a vida popular. Sua maneira de pintar influenciou artistas de outros países, como o francês Jean Baptista de Brecht, que deixou de lado o estilo neoclassista e a passou a aplicar em suas obras situações do cotidiano nacional.
            Durante o modernismo esse novo estilo ficou evidente em quadros de artistas como Anita Malfatti.
 
 Anita Malfatti foi considerada a primeira pintora modernista brasileira.
 
Vídeo aula 9: O consumo cultural
 
          A cultura é o conjunto de ações estabelecidos por grupos sociais, e faz parte do nosso dia a dia por meio de várias maneiras: música, filme, artes pláticas,...
          Dessa forma percebemos que a cultura desenvolve no indivíduo o desejo de aprender, proporcionando expectativas para seu futuro e da sociedade onde está inserido e participa, despertando-se para novos conhecimentos e aprendizagens.
 
Uma pessoas sem cultura é uma pessoas "vazia", e facilmente manipulável.
 
Vídeo aula 10: A cultura literária
 
           Antigamente a cultura literária era o sonho de consumo dos brasileiros e era responsável pelos altos índices culturais do país. Nos dias de hoje, ela disputa a atenção das pessoas com outras formas de entretenimento mais "interessantes" e, ficou no passado o peso cultural que já possuirá.
           A leitura possui um grande poder transformador na sociedade e nós, enquanto professores, temos a missão de fazer com que as pessoas tenham prazer em apreciar obras literárias, não obrigando o aluno a ler, mas mostrando-lhe o poder transformador que essa ação possui.
 
A cultura literária é capaz de transformar a sociedade.
 
Vídeo aula 11: Pós modernidade e o enigma brasileiro
 
           A população brasileira é formada pela mistura de diferentes raças e culturas, imigrantes de vários países do mundo veem no nosso uma nova maneira de viver. Contudo, não vemos uns aos outros como parte do mesmo grupo social: não há guerra entre nações, mas há guerra entre nós. Lutamos por direitos iguais, mas tais direitos não são respeitados; lutamos por melhores escolas e educação, mas vandalizamos as que temos. Penso que devemos lutar pelos nossos direitos, porém sem ferir o direito do outro.
 
Exigimos uma escola de qualidade, mas destruímos as que temos.
 
Vídeo aula 12: Cultura do cinema brasileiro
 
          Por muito tempo o cinema brasileiro seguiu os passos da música e procurou retratar o modo de ser do povo brasileiro.
          No passado o cinema brasileiro era visto com certo preconceito por utilizar uma linguagem informal, contudo não deixava de ser um sucesso. Retratando o cotidiano brasileiro, filmes como Oscarito e O Grande Otelo forma um grande sucesso à época.
          Ao longo dos anos o cinema brasileiro foi se aprimorando e hoje em dia é sucesso de bilheteria, com filmes de altíssima qualidade que concorrem com produções internacionais ao Oscar - maior prêmio do cinema, e atores solicitados para estrelarem filmes em outros países. 
 
Em 1999 o filme "Central do Brasil" entrou para a história do cinema brasileiro, sendo o primeiro filme nacional a concorrer ao Oscar.
 
Vídeo aula 13: Futebol Cultura
 
          O futebol é "marca registrada" da cultura brasileira, sendo impossível falar de um sem se voltar ao outro; é o esporte que o brasileiro utiliza para se auto definir.
          Ao longo dos anos o mundo sofreu várias transformações e com o futebol não foi diferente: esporte criado com um certo romantismo, hoje é uma industria, onde a venda e compra de jogadores é cada vez mais constante, envolvendo transações, muitas vezes, bilionárias. Com uma visão glamurosa e enriquecimento fácil, muitos jovens de famílias simples veem nesse esporte a possibilidade de uma vida mais confortável, sem preocupar-se com as habilidades necessárias para tal "profissão".
          A indústria do futebol, cada vez mais, decepciona seus fiéis expectadores devido a "máfia" que há por trás dos campos: dirigentes corruptos, jogos manipulados e torcedores que veem na violência uma maneira de defender a camisa do seu time.
 
Pelé comemora gol na copa de 70, época em que  futebol brasileiro era visto como o melhor do mundo.
 
Vídeo aula 14: Música brasileira
 
          A cultura brasileira pode ser facilmente expressada por meio da música, através de suas letras é possível exaltar um sentimento ou uma crítica a determinado momento vivenciado ou não.
          A música tem origem na fusão de elementos africanos e europeus, trazidos pelos escravos e colonizadores, respectivamente.
          Em seus diversos ritmos e gêneros a música enaltece nossa cultura com letras que, por vezes, retratam nossa cultura.
 
O Prêmio da Música Brasileira surgiu em 1987 como incentivo à cultura brasileira e a sua diversidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário