Inglês
Semana 1 - Língua inglesa, tecnologia e educação
Questões do Text: Favela Tour + Art and Brazilian
1. Em que local ocorre o programa?
Favelas do Rio de Janeiro
2. Qual é o assunto do programa?
O assunto do programa são arte e cultura brasileira.
3. O que está incluso na visita turística?
O passeio inclui a visita ao primeiro museu a céu aberto sita inclui a inaugurado dentro da favela.
4. Quais os nomes das favelas quepodem ser visitadas pelos turistas?
São as favelas de Cantagalo e Pavão-Pavãozinho
5. O que os visitantes podem ver em 26 casas dessas favelas?
Casas pintadas com grafites coloridos.
6. O que esses grafites retratam?
Estes grafites retratam a história da favela e a cultura local.
7. Por que esse museu foi criado?
Este museu foi criado para preservar a memória destas comunidades e exibem sua beleza cultural.
8. Quem será o guia?
Um morador da comunidade será o guia.
9. O que acompanha cada grafite?
Cada grafite é acompanhado por um texto inspirado na popular tradicional literatura (cordel).
______________________________________________________________________________
Semana 2 - Compreensão escrita: Predição
Apresentação
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
A língua inglesa está presente em nossas vidas. Com o fenômeno da globalização, essa língua tornou-se muito importante para o desenvolvimento profissional, social e cultural das pessoas. Utilizamos inglês em toda parte, seja nas universidades, a fim de ler textos ou de realizar pesquisas na nossa área de estudos, seja para viajar, ou até para se comunicar com pessoas de outros países. A língua inglesa tornou-se uma necessidade básica para profissionais de diversas áreas e para as pessoas que querem ingressar no mercado de trabalho cada vez mais competitivo. O inglês faz parte do nosso cotidiano. Há palavras que você utiliza todos os dias sem nem notar que são da língua inglesa, tais como PC (Personal Computer), mouse, shopping, video game, outdoor, entre outras.
O nosso objetivo maior, neste curso, é que você desenvolva sua capacidade de leitura e compreensão de textos escritos em língua inglesa, com ênfase na área da Tecnologia da Informação.
Nesta primeira aula, introduziremos o assunto sobre estratégias (ou técnicas) de leitura em língua inglesa, mas, nos deteremos em uma delas, chamada Prediction. Essa estratégia é fundamental para uma melhor compreensão de qualquer tipo de texto escrito em língua inglesa.
Propomos, ao longo da aula, algumas atividades. Ao final, apresentamos algumas leituras complementares sobre o assunto tratado, o resumo do que foi discutido, além de um espaço para uma autoavaliação, a fim de que você reflita sobre as questões aqui discutidas. Incluímos, ainda, as referências utilizadas na construção desta aula.
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
To start with...
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Vamos fazer uma atividade de leitura, a partir de um texto escrito em uma língua desconhecida para nós.
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Agora, vamos trabalhar com outro texto, dessa vez, escrito em Inglês.
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Veja, então, como se define essa estratégia.
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
What’s prediction?
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Vamos fazer mais uma atividade?
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
To end...
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Como afirma Nuttall (2005, p. 118), somente podemos prever o conteúdo seguinte de um texto porque compreendemos o que nos é apresentado: “you can predict because you understand”. Com as atividades desenvolvidas nesta aula, vimos, assim, que somos capazes de compreender e de prever informações de um texto a partir de elementos dados. Vimos, também, que a estratégia chamada Prediction nos leva ao conteúdo do texto, mas, também, nos permite estabelecer relações com outros contextos.
| ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
__________________________________________________________________________
|
Semana 3 - Comunicação Escrita - Skimming
Faça um skimming (leitura rápida, sem entrar em detalhes) do texto abaixo. Em seguida, responda as questões da atividade. 
1. Que texto é esse (gênero textual)?
(a) Article
(b) Academic text
(c) Information leaflet
(d) Book review
2. Este texto foi escrito para quem (audiência)?
(a) Workers
(b) Librarian users
(c) Teachers
(d) Children
3. Qual é o assunto do texto?
(a) Information about some of the resources you can lend to the library
(b) Information about some of the resources you can buy at the library
(c) Information about some of the resources you can sell in the library
(d) Information about some of the resources you can borrow from the library
Adaptado de: Skillswise, Skimming and scanning quiz. Disponível em: <http://downloads.bbc.co.uk/skillswise/english/en05skim/quiz/en05skim-e3-quiz.pdf>.
Atividade 2
Leia o texto a seguir, What is a computer?, e faça o seguinte:
(1) Escolha a melhor opção que indique qual é o assunto do texto:
(a) How to install a computer
(b) How to learn English using computers
(c) How to use a computer
(d) The role and use of computers in modern societies
(2) Relacione a ideia central de cada parágrafo com o parágrafo correspondente.
Text: What is a computer?
| |
Parágrafo
|
Ideia central de cada parágrafo
|
(1) Nowadays, in most modern societies, almost everybody has an idea about what a computer is. We depend on computers in every aspect of our lives whether we know how to use one or not. But does everyone really know how a computer works inside?
|
(a) Termos da língua inglesa utilizados em diferentes línguas.
|
(2) A computer is an electronic machine which processes data and provides the results of the processing as information. There are three basic steps in the computing process. The first one is input, which consists of feeding data into the computer’s memory. Then comes the processing: the program is run and the computer processes the data by performing a set of instruction. The third and final step is the output furnished by the computer, which allows the user to see the results either in printed form or on the screen.
|
(b) Dependência do computador nas sociedades modernas.
|
(3) The world of computers has created a specific language of its own. English words such as software and hardware are used worldwide and have been borrowed by many different languages. Software is information in the form of data and programs, and hardware refers to the electronic and mechanical parts that make up a computer system.
|
(c) Nem todos sabem utilizar o computador, apesar de sua presença na maioria das sociedades.
|
(4) Despite the constant presence of computers in most societies, it is a great mistake to believe that everybody in the world is computer-literate, i.e., is familiar with computers and knows how to use them properly. In some contemporary societies, many people still have no idea about the existence of computers, and even in the so-called developed countries, there are lots of people who do not know or do not care about what a computer is.
|
(d) Definição do termo computador e descrição das etapas básicas do processo de computação.
|
2-D; 1-B; 3-A; 4-C
______________________________________________________________________________
Semana 4 - Comunicação Escrita: Scanning
Atividades da Semana 4
Comunicação Escrita: Scanning
Esta é uma atividade que deverá ser incorporada ao
portfólio da disciplina de inglês.
portfólio da disciplina de inglês.
Quer praticar um pouco mais? Então, faça a atividade a seguir.
Agora, você vai ler uma resenha sobre um filme a respeito do trabalho dos Villas Boas, Preserving Culture in the Amazon, disponibilizado no site do The New York Times. Antes de ler o texto, observe o quadro a seguir, contendo algumas perguntas sobre ele. Lembre-se que você deve anotar as respostas.
Text: Preserving Culture in the Amazon
| |
Questões
|
Respostas
|
1. Qual é a fonte do texto (onde ele foi publicado)?
|
|
2. Quem escreveu o texto?
| |
3. Quando o texto foi publicado?
|
|
4. Qual é o título do filme?
|
|
5. Qual é o nome do diretor do filme?
|
|
6. Qual é o nome dos três irmãos Villas Bôas?
|
|
7. Qual é o nome da tribo de índios que eles encontraram?
|
|
8. Quando foi criado o Parque Nacional do Xingu?
|
|
9. Que língua os atores nativos falam no filme?
|
|
10. Onde o filme foi rodado?
|
|
A version of this review appears in print on March 14, 2014, on page C8 of the New York edition with the headline: Xingu.
Se você preferir ver o texto no original, acesse: http://www.nytimes.com/2014/03/14/movies/xingu-depicts-how-a-national-park-in-brazil-came-to-be.html?_r=0#
Fonte do texto:
GOLD, D.M. Movie Review. Preserving Culture in the Amazon. The New York Times. March 13, 2014. Disponível em: <http://www.nytimes.com/2014/03/14/movies/xingu-depicts-how-a-national-park-in-brazil-came-to-be.html?_r=0#>.
Semana 5 - Vocabulário, concordance e uso do dicionário
Atividades da Semana 5
Vocabulário, concordance e uso do dicionário
Quer praticar um pouco mais? Então, faça as atividades 1 e 2, a seguir.
Atenção!
Você deve incorporar esta(s) atividade(s) ao PORTFÓLIO da
disciplina de Inglês.
|
ATIVIDADE 1
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
|
BIOGRAPHY
ALBERT EINSTEIN was born in Ulm, Germany, on March 14, 1879. As a child, Einstein revealed an extraordinary curiosity for understanding the mysteries of science (started only at age 10/11). A typical child (only to his socio-economic class — educated middle class), Einstein took music lessons, playing both the violin and piano — a passion that followed him into adulthood. Moving first to Italy and then to Switzerland, the young prodigy graduated from high-school in 1896.
In 1905, while working as a patent clerk in Bern, Switzerland, Einstein had what came to be known as his “Annus Mirabilis” — or “miracle year”. It was during this time that the young physicist obtained his Doctorate degree and published four of his most influential research papers, including the Special Theory of Relativity. In that, the now world famous equation "e = mc2" unlocked mysteries of the Universe theretofore unknown.
Ten years later, in 1915, Einstein completed his General Theory of Relativity and in 1921 he was awarded the Nobel Prize in Physics (iconic status cemented in 1919 when Arthur Eddington’s expedition confirmed Albert Einstein’s prediction). It also launched him to international superstardom and his name became a household word synonymous with genius all over the world.
Einstein emigrated to the United States in the autumn of 1933 and took up residence in Princeton, New Jersey and a professorship at the prestigious Institute for Advanced Study.
Today, the practical applications of Einstein’s theories include the development of the television, remote control devices, automatic door openers, lasers, and DVD-players. Recognized as TIME magazine’s “Person of the Century”, in 1999, Einstein’s intellect, coupled his strong passion for social justice and dedication to pacifism, left the world with infinite knowledge and pioneering moral leadership.
|
GreenLight LLC and its affiliates exclusively represent publicity, trademark, and related rights of Albert Einstein on behalf of The Hebrew University of Jerusalem. “Albert Einstein” and “Einstein” are trademarks and/or registered trademarks of The Hebrew University of Jerusalem.
All visual media © by Corbis Corporation and/or its media providers. All Rights Reserved. Privacy Policy Site Usage Agreement
Se você quiser ver o texto no original, ele está disponível em: http://einstein.biz/biography.php
No texto acima, que apresenta a biografia de Albert Einstein, há dez palavras sublinhadas e em negrito. Elas também estão listadas na segunda coluna do quadro abaixo (“Palavra do texto”). Na terceira coluna (“Sinônimo”), você deve escolher apenas uma alternativa. Caso necessário, use um dicionário.
Text – Biography
| ||
Linha
|
Palavra do texto
|
Sinônimo
|
1
|
child
|
(a) kid
(b) childish
(c) teenager
(d) adult
|
2
|
extraordinary
|
(a) crazy
(b) exceptional
(c) funny
(d) average
|
9
|
obtained
|
(a) failed
(b) divided
(c) earned
(d) missed
|
10
|
research papers
|
(a) research articles
(b) theoretical papers
(c) reviews
(d) essas
|
11
|
unknown
|
(a) common
(b) identified
(c) famous
(d) undiscovered
|
12
|
completed
|
(a) concluded
(b) started
(c) begun
(d) interrupted
|
13
|
awarded
|
(a) granted
(b) refused
(c) ignored
(d) disagreed
|
18
|
prestigious
|
(a) common
(b) insignificant
(c) illustrious
(d) ordinary
|
19
|
applications
|
(a) utilizations
(b) misuses
(c) misunderstandings
(d) reasonings
|
22
|
dedication
|
(a) apathy
(b) devotion
(c) arrogance
(d) disloyalty
|
ATIVIDADE 2
Nesta atividade, vamos utilizar as mesmas palavras da atividade anterior. Entretanto, desta vez, você deve identificar a categoria gramatical das palavras. Procure observar essas palavras no texto antes de indicar a categoria gramatical de cada uma delas. Escolha apenas uma alternativa para cada palavra. Caso necessário, use um dicionário.
Text – Biography
| ||
Linha
|
Palavra do texto
|
Categoria Gramatical
|
1
|
child
|
(a) substantivo (noun)
(b) verbo (verb)
(c) adjetivo (adjective)
(d) advérbio (adverb)
|
2
|
extraordinary
|
(a) substantivo (noun)
(b) verbo (verb)
(c) adjetivo (adjective)
(d) advérbio (adverb)
|
9
|
obtained
|
(a) substantivo (noun)
(b) verbo (verb)
(c) adjetivo (adjective)
(d) advérbio (adverb)
|
10
|
research papers
|
(a) substantivo (noun)
(b) verbo (verb)
(c) adjetivo (adjective)
(d) advérbio (adverb)
|
11
|
unknown
|
(a) substantivo (noun)
(b) verbo (verb)
(c) adjetivo (adjective)
(d) advérbio (adverb)
|
12
|
completed
|
(a) substantivo (noun)
(b) verbo (verb)
(c) adjetivo (adjective)
(d) advérbio (adverb)
|
13
|
awarded
|
(a) substantivo (noun)
(b) verbo (verb)
(c) adjetivo (adjective)
(d) advérbio (adverb)
|
18
|
prestigious
|
(a) substantivo (noun)
(b) verbo (verb)
(c) adjetivo (adjective)
(d) advérbio (adverb)
|
19
|
applications
|
(a) substantivo (noun)
(b) verbo (verb)
(c) adjetivo (adjective)
(d) advérbio (adverb)
|
22
|
dedication
|
(a) substantivo (noun)
(b) verbo (verb)
(c) adjetivo (adjective)
(d) advérbio (adverb)
|
Autora: Scheyla Riyadh Weyersbach
______________________________________________________________________________
Semana 6 - Escritas: Summarising & Note-taking
Resposta a atividade 6
A Viola Caipira é muito popular no Brasil. É um instrumento de dez cordas e é tocado de forma muito semelhante à técnica usada para os violões de música clássica e flamenco, e não pelo uso de palheta. As origens da viola caipira são obscuras, mas evidências sugerem que ela evoluiu das violas trazidas por colonos portugueses e espanhóis. A viola caipira é provavelmente uma variação de uma das muitas violas populares que têm sido tradicionalmente tocadas em Portugal. A viola braguesa e a viola amarantina, por exemplo, são dois tipos de violas de dez cordas do norte de portugal que estão intimamente relacionadas à viola caipira.
_________________________________________________________________________
Semana 7 - Relato de pesquisa
Atividades de Portfólio da Semana 7 – Comunicação e Produção Escritas: Relato de Pesquisa
Atividades de Portfólio da Semana 7 – Comunicação e Produção Escritas: Relato de Pesquisa
Quer praticar um pouco mais? Então, faça as atividades 1 e 2, a seguir.
Atenção!
Você deve incorporar estas atividades ao PORTFÓLIO da
disciplina de Inglês.
|
Atividade 1 – Tomando notas do texto
ler um texto e fazer esta atividade.
Você vai fazer predição (Aula 2), skimming (Aula 3), scanning (Aula 4), usar o
dicionário, se necessário (Aula 5), resumo (Aula 6) e tomar notas do texto,
observando as divisões e mencionando as palavras-chave, ou expressões/frases
de cada divisão (Aula 7), conforme fizemos nesta unidade. Após responder as
questões, que se encontram no quadro a seguir, compare as suas respostas com
as do Gabarito.
TEXTO 1
| |
1. Qual é o título do texto?
|
Religião no Brasil
|
2. A partir do título, o que você acha que será abordado no texto? (resposta livre, pois é predição)
|
A respeito das principais religiões existentes no Brasil
|
3. Onde e quando ele foi publicado?
|
Foi publicado na Wikipédia, em setembro de 2012.
|
4. Qual é o assunto do texto?
|
Religiões
|
5. Quais são as divisões do texto?
|
Demografia, Cristianismo, Religiões baseadas no Cristianismo, Religiões não Cristãs, Tabelas de Religiões no Brasil,
|
6. Tome notas do texto. A partir delas, procure elaborar um resumo, de um parágrafo.
| |
7. Se você tivesse que elaborar uma página da Wikipedia, cujo tema fosse “A cultura e diversidade do Brasil”, qual assunto do Brasil escolheria? Justifique a sua resposta.
|
A influência da imigração italiana no Brasil.
Escreveria sobre esse tema pois sou descendente de italianos e creio ser uma cultura interessante dentre tantas que influenciaram a cultura brasileira.
|
Fonte: Wikipedia. Religion in Brazil. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Religion_in_Brazil>.
- Referências
Wikipedia, the free encyclopedia. Religion in Brazil. Disponível em: <http://en.wikipedia.org/wiki/Religion_in_Brazil>.
Nenhum comentário:
Postar um comentário