segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Letramento Digital

Letramento Digital

Vídeo aula 1: Introdução

          Atualmente temos à nossa disposição várias plataformas digitais nos âmbitos: social, profissional e educacional, que contribuem para a disseminação do conhecimento.
          Ao longo da aula foram apresentados temas que tratam desde a invenção do computador, passando por todo seu processo de evolução até chegar a máquina que temos hoje: o computador portátil.

 
O uso das novas tecnologias em sala de aula contribuem para a disseminação do conhecimento.
 
Vídeo aula 2: Fundamentos de Software
 
          O uso dos computadores exigem instruções de comando do usuário para que o mesmo realize determinadas funções. O Hardware do computador recebe essas instruções por meio dos Softwares. Esses, por sua vez, são os programas instalados na máquina, como: tocadores de áudio, reprodutores de vídeo, leitores e editores de texto.
          O sistema operacional de um computador é o responsável pela preparação do Hardware para receber as informações dos aplicativos e das contas dos usuários, uma vez que é possível mais de uma pessoa utilizar a mesma máquina, porém, cada uma utilizando uma conta individual. Tal conta pode ser acessada por meio de uma senha criada  pelo usuário.
 
Os ícones dos aplicativos nos permitem sua identificação mais facilmente.
 
Vídeo aula 3: Conteúdos digitais no computador
 
          Conteúdos digitais são produções efetuadas pelos usuários dos softwares/aplicativos e do hardware. Seus locais de armazenamento são as Pastas, organizadas por meio do nome de cada arquivo (nome esse dado pelo usuário). Esses arquivos são armazenados no disco rígido, onde ocupam determinado espaço de acordo com seu tamanho de Bit.
 
Quanto mais Bits o computador tiver, maior capacidade de armazenamento o computador terá.
 
Vídeo aula 4: Computador pessoal na rede
 
          Para conectar-se a uma rede o usuário tem duas possibilidades:
  1.  Conexão por fio: onde o computador é conectado a um modem e este a uma rede;
  2. Conexão sem fio (WI-FI): onde o modem transmite um sinal de internet que é reconhecido pelo adaptador de rede sem fio do computador.
          Afim de garantir um bom desempenho da rede, o usuário pode protegê-la através de uma senha de segurança que bloqueia seu sinal para outros aparelhos.

Por meio da conexão wi-fi é possível conectar vários aparelhos em uma mesma rede.
 
 
Vídeo aula 5: Correio eletrônico
 
           Voltando a história dos computadores e das redes notamos que, com o surgimento das mesmas, a procura por troca de mensagens rápidas entre computadores aumentou.
            Dessa forma criou-se as contas de e-mail em diferentes servidores de internet, afim de facilitar a comunicação entre os usuários da rede.
 
 
Atualmente as cartas escritas foram substituídas (em sua maioria) por mensagens de correio eletrônico.
 
Vídeo aula 6: Comunicação em  tempo real na web
 
           Atualmente a comunicação em tempo real e na web tornou-se uma ferramenta essencial para  diversas atividades do dia-a-dia das pessoas, como no trabalho, na escola e, até mesmo, no lazer.
          O Skype é um dos softwares mais utilizados para esse fim, permitindo que seus usuários estabeleçam diálogos através de mensagens escritas, de áudio ou vídeo, utilizando diversos tipos de plataformas: desktops, notebooks, tablets e smartfones.
          Para que tal comunicação seja de qualidade é necessário que: haja um planejamento quanto aos temas a serem discutidos, agendamento prévio com os envolvidos e certificação de que softwares e equipamentos  necessários estejam adequados para seu bom funcionamento.
 
Vídeo aula 7: Hipertexto
 
          Os principais documentos disponíveis na web são hipertextos - documentos escritos utilizando uma linguagem específica: o HTML.
          Hiperlink é a forma como um documento está ligado a outro, de forma a relacionar sua busca ou relacionando-os.
          Servidores são grandes complexos que abrigam vários computadores com alta capacidade de armazenamento e processamento, executando e aguardando, continuamente, as solicitações dos usuários.
         
 
Vídeo aula 8: Recursos informacionais disponíveis na web
 
          Ao longo da aula foram expostos diversos tipos de domínio:
  • GOV.: instituições governamentais;
  • EDU.: instituições educacionais;
  • ORG.: instituições não governamentais;
  • COM.: instituições comerciais.
          Como exemplo de domínio, podemos citar o site da prefeitura do município de Jundiaí: www.jundiai.sp.GOV.br. Nesse caso utilizou o domínio GOV. por se tratar de uma instituição governamental.
           Os diferentes domínios trazem, de acordo com seu endereço, perspectivas do assunto da pesquisa. Contudo, nem todas as informações disponíveis na web são confiáveis, sendo necessário realizar uma pesquisa para verificar o grau de confiabilidade de tais informações.
 
 Vídeo aula  9: Busca na web, engenho de busca e ferramentas avançadas
 
          Ao realizar buscas na web podemos otimizar nosso tempo utilizando mecanismos que ela nos oferece. São eles:
  • Delimitação do assunto pesquisado;
  • Elaboração de estratégias para uma busca efetiva;
  • Melhor escolha da ferramenta de busca;
  • Manter registros de busca para que essa possa ser alterada (se necessário) ou reproduzida.

Vídeo aula 10: Portais da web

          Portais são a porta de entrada na web, funcionando como organizadores de conteúdos de acordo com a temática de cada um.
          Os portais podem, também, oferecer outros recursos como e-mail, chats e downloads de conteúdos. Existem portais de conteúdo pagos e gratuitos.
 
Vídeo aula 11: Representação do mundo real no mundo virtual
 
          As representações do mundo real no mundo virtual são percebidas por meio da tecnologia de informação e comunicação. Podemos fazer tal representação por meio de vivências e conhecimentos sobre o assunto, utilizando as tecnologias com o objetivo de esclarecer o que falamos. Para isso podemos fazer uso de fotografias e mapas digitais.
          No entanto, a representação virtual não pode substituir as experiências de conhecer objetos e lugares reais.
 
Vídeo aula 12: Multimídia na web

          Nesta aula foi exposto o conceito de mídia, que são as plataformas de recursos informacionais de texto, imagens, vídeos e arquivos sonoros, que  nos auxiliam na compreensão de determinado tema.
          Por meio das configurações de marcadores é possível realizar buscas específicas de recursos informacionais, recuperando imagens e vídeos do que se procura.
         
Na imagem acima foi utilizada a cor escura predominante como marcador do link selecionado.

 Vídeo aula 13: Software para produção e edição de texto
 
          A construção de um fluxograma de produção da informação nos permite direcionar a construção de informação por meio de passos, como: objetivo tema, público alvo e veículo divulgador.
          Podemos produzir informações para diferentes áreas e, para cada uma, faz-se necessário a realização de uma pesquisa, escrita e do cumprimento de regras impostas pelos vários tipos de veículos divulgadores da informação.
          Os softwares para produção e edição de texto apresentam alguns recursos básicos. São exemplos desses recursos:
  • modelos de documentos;
  • abrir ou executar documentos já existentes;
  • correção ortográfica e gramatical;
  • inserir comentários;
  • visualização do texto;
  • paginação e sumário automáticos.

O word é um software de produção e edição de texto.
 
Vídeo aula 14: Softwares para edição coletiva de textos

          Nos softwares para edição coletiva de textos temos o mesmo fluxograma de produção de informação, com a diferença de que, na edição coletiva, a informação pode ser produzida e compartilhada por vários usuários e todos podem fazer alterações no texto produzido.
         
O Google Docs é um software para edição coletiva de textos.
 
 
Vídeo aula 15: Uso de software para a produção e edição de texto
 
          A formatação do texto é tão importante quanto seu desenvolvimento, pois ela compõe a primeira impressão que o leitor tem do mesmo.
          Como exemplos de configurações de formatação temos as margens, fontes e caracteres e espaçamento de parágrafos.
          Configurações de paginação e sua utilização no texto, utilizando a configuração  de quebra de posição, são úteis para dividir o documento e paginar suas partes de acordo com as necessidades do usuário.
 
Vídeo aula 16: Softwares detectores de plágio
 
          Se apropriar e apresentar a ideia de outra pessoa como sendo de sua autoria configura plágio: crime passível de punições pelos orgãos competentes.
          Atualmente existem softwares específicos que permitem ao professor/revisor localizar a origem da informação e identificar esse tipo de ação por parte dos estudantes.
          No Brasil, a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) apresenta normas para que se realize publicações e citações das ideias de outra pessoa, atribuindo ao verdadeiro proprietário seus devidos créditos. Contudo, em periódicos internacionais, deve-se respeitar as normas daquela região.
 
Plagius é um software de identificação de plágio.
 
 
 Vídeo aula 17: Software para produção e edição de apresentações
 
          Alguns softwares são próprios para a produção e edição de apresentações com o uso das novas tecnologias.
          Ao produzirmos uma apresentação, alguns cuidados devem ser tomados, como observar o plano de fundo e as fontes, evitando que a mesma fique muito carregada ou cansativa.
         
           Apresento aqui dois modelos de softwares de apresentações: Power Point e Prize.
 
Vídeo aula 18: A elaboração e apresentações apoiadas por softwares e o metadiscurso
 
          Ao planejarmos uma apresentação, aspectos como tempo, fonte, fundo, tipos de mídias  utilizadas (foto, vídeo, áudio), número de slides e público alvo devem ser pensados para que a apresentação transcorra como o planejado, despertando o interesse do público pelo tema.
          A  dicção e locução do apresentador devem ser claras. Para isso é necessário ter pleno domínio do conteúdo abordado. Tal domínio pode ser adquirido por meio de pesquisas sobre o assunto.
          Os aspectos a serem considerados para uma boa apresentação são:
  • conhecimento sobre o público alvo;
  • metodologia a ser adotada;
  • linguagem clara e objetiva, considerando o perfil do público.
Vídeo aula 19: Planilhas
 
          A planilha é um recurso utilizado para a realização de cálculos, que otimiza e facilita sua organização em uma série de dados que seguem o mesmo padrão.
          Algumas formas de planilhas facilitam nosso trabalho diário, como a criação de gráficos e sua inserção em documentos de texto.
 
Os recursos da planilha permitem a análise dos dados e a construção de gráficos a partir deles.
 
Vídeo aula 20: Planilhas avançadas
 
          As planilhas possuem funções para seu uso prático, utilizando recursos de soma e média dos dados nela inseridos.
          A formatação condicional permite que se destaque valores expressos na planilha de acordo com sua necessidade, e a junção de valores iguais, evitando repetições.
          Com o assistente de utilização de dados é possível importar dados de outras fontes, para facilitar a verificação dos formatos disponíveis.
 
Vídeo aula 21: Web social e wikis
 
          A web tradicional possui um formato HTML, onde o usuário faz uma requisição ao servidor para obter uma resposta.
          A criação das wikis, blogs e redes sociais, são tentativas de fazer com que os usuários comuns da web possam adicionar conteúdos sem o domínio da linguagem específica da mesma.
 
O facebook é uma das maiores e mais populares redes sociais do mundo atual.
 
Vídeo aula 22: Criação e manutenção de conteúdo wiki
 
          Ao criar uma página na wiki, alguns itens devem ser considerados para não correr o risco de ser penalizado por violar as políticas de uso da mesma, não pode criar página sobre si mesmo e publicar informações caluniosas, são alguns exemplos.
          Sendo assim, para criar um bom conteúdo sem problema algum é preciso escolher um tema inédito que chame a atenção do público, realizar pesquisas em fontes confiáveis e sempre fazendo referências  a artigos originais.
 
Não violar direitos autorais é o caminho para criar um bom conteúdo na wiki.
 
Vídeo aula 23: Blogs como recurso para disseminação da informação
 
          Blogs são "diários pessoais" que tratam de diferentes temas e são publicados e atualizados instantaneamente na web, fazendo com que as informações cheguem rapidamente ao público alvo. Contudo, diante de tanta agilidade na publicação das informações, estas não passam por revisões podendo não ter muito crédito.
 
Blogger é uma ferramenta gratuita de criação de blogs.
 
Vídeo aula 24: Produção e manutenção de blogs
 
          Antes de criar um blog é preciso definir:
  • tema;
  • público alvo;
  • plataformas a serem utilizadas;
  • título;
  • endereço;
  • modelos gráficos
          Concluída sua criação,o usuário possui diversas ferramentas à sua disposição: postagens, configurações, opção de publicação e visualização, etc.
          A plataforma utilizada para realizar postagens no blog são semelhantes as de editores de texto.
 
Vídeo aula 25: Redes sociais na web
 
          Com o objetivo de possuir um mecanismo de comunicação facilitada, vender produtos e oferecer serviços, ou, até mesmo, a simples necessidade de pertencer a um grupo, faz com usuários da web crie perfis próprios em redes sociais. Facebook, Twiter e Instagram são umas das principais redes sociais utilizadas pelos usuários da atualidade.
          O acesso às redes sociais se tornou parte das atividades cotidianas dos usuários que, e os usuários que optam por não fazer parte dessas redes são assediados pelos as utilizam.
          Tendo em vista que tais redes são espaços públicos na web, é preciso ter cuidado com o que se publica, afim de evitar prejuízos futuros. Evitar publicações de caráter discriminatório e/ou racista a um determinado grupo, conteúdos relacionados a intimidade e de incentivo a violência, contribuem para a não geração de problemas relacionados a web.
 
Vídeo aula 26: Redes sociais na web e seus riscos potenciais
 
          Apesar de todos os benefícios que a web nos proporciona, existem também os riscos relacionados à ela: dependência das redes sociais, adiantamento ou falta de refeições, falta de autocuidado e adição de pessoas desconhecidas são alguns dos riscos que os usuários correm.
          Existem duas denominações desses riscos:
  • Riscos associados a terceiros: divulgação de informações de rotina, como horários e trajetos, podem ser utilizadas por criminosos.
  • Riscos associados a tecnologia: ataque de hackers que roubam senhas por meio de ciberataques.
  • Risocs contratuais: divulgação de imagens, direitos cedidos e dados eternos, uso de informações particulares para variados fins. 
Nas redes sociais as pessoas se definem como querem, e isso abre espaço para pessoas mal intencionadas se aproveitarem da ingenuidade de outras.
 
Vídeo aula 27: Produção e compartilhamento de vídeos na web
 
          Atualmente alguns servidores possibilitam, aos seus usuários, divulgar vídeos particulares por meio deles.
          O You Tube é uma ferramenta gratuita de divulgação de vídeos produzidos por seus usuários, porém, ao carregar tais vídeos para posterior publicação, pode acarretar a queda na qualidade do mesmo.
 
O Movie Marker também fornece a possibilidade de editar um vídeo para posterior publicação.
 
Vídeo aula 28: Do letramento digital ao poder digital
 
          Retomando os conteúdos abordados nas aulas aplicadas no bimestre, está última aula focou, principalmente, na compreensão básica dos hardwares e dos softwares disponíveis, bem como as maneiras de utilizar as novas tecnologias a nosso favor no trabalho, no estudo e no lazer, sempre com cuidado e responsabilidade, evitando os riscos de sua má utilização.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário